Setembro amarelo: campanha de prevenção ao suicídio alerta que falar é a melhor solução

Tratar do tema suicídio, na maioria das vezes, é falar de depressão. Entretanto, nem toda pessoa que sofre de depressão está sob risco de suicídio.
Setembro Amarelo, logomarca do CVV para a campanha — Foto: Reprodução

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O chamado “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Desde 2003, o dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

No Brasil, o dia 10 passou a fazer parte do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de prevenção ao suicídio que no Brasil começou por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

O CVV faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de 3 mil voluntários que trabalham atendendo mais de 10 mil ligações diárias.

No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Um estudo feito pelo CVV apontou que para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente.

Leia a matéria completa em: https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2021/09/01/setembro-amarelo-campanha-de-prevencao-ao-suicidio-exige-que-falemos-abertamente-sobre-o-tema.ghtml

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