O que os cursos de medicina têm a ver com as mudanças climáticas? Para começar, no fim do ano passado, a revista científica “The Lancet” havia alertado que elas são o maior risco para a saúde global no século XXI. Quem acha que os futuros médicos já têm muito o que aprender ao se debruçar sobre órgãos e sistemas do corpo humano, precisa saber que vem crescendo o número de universidades que estão trazendo o assunto para as salas de aula. No estado norte-americano da Georgia, a Emory School of Medicine criou uma matéria eletiva on-line chamada “Crise climática e medicina clínica”, para ensinar como o impacto da atividade humana no meio ambiente pode desencadear consequências danosas para as pessoas.
Quer uma lista de temas a serem debatidos? Vamos lá: os efeitos do aquecimento global, com temperaturas cada vez mais altas, representam um sério risco, porque podem levar a desidratação, doenças cardiovasculares e derrames causados pelo calor. Seguindo: o papel da poluição no desenvolvimento de inúmeras enfermidades, de quadros mais severos de asma a demências; a possibilidade do aumento do número de desastres naturais sobrecarregando emergências; sem contar os aspectos relacionados à saúde mental num cenário desses.
Em San Francisco, a University of California criou um centro dedicado a estudos sobre clima, saúde e equidade, valorizando os determinantes sociais que impactam o bem-estar dos indivíduos. “As mudanças climáticas influenciam os dez diagnósticos mais comuns que realizamos diariamente nas emergências dos hospitais”, afirmou em entrevista a médica Cecilia Sorenson, diretora do Consórcio Global de Clima e Educação sobre Saúde, criado pela Columbia University, onde também leciona.
Ler a matéria completa em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2024/02/06/por-que-as-mudancas-climaticas-deveriam-fazer-parte-do-curriculo-das-faculdades-de-medicina.ghtml