Crianças e o consultório odontológico

Todos gostam de ter um sorriso lindo, não é? Para que isso aconteça é preciso escovar os dentes, passar fio dental e visitar o dentista frequentemente. Mas, e os nossos filhos? Quando devemos levá-los ao consultório pela primeira vez?

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Todos gostam de ter um sorriso lindo, não é? Para que isso aconteça é preciso escovar os dentes, passar fio dental e visitar o dentista frequentemente. Mas, e os nossos filhos? Quando devemos levá-los ao consultório pela primeira vez?

Pois é, a hora é agora! As visitas das crianças ao consultório odontológico devem acontecer a partir dos seis meses, quando surgem os primeiros dentes de leite. Os odontopediatras, dentistas que cuidam dos bebês, crianças e gestantes, são profissionais que irão orientar os pais e responsáveis na prevenção da saúde bucal, além da educação e motivação dos nossos pequenos para a manutenção de uma boca saudável.

Os cuidados começam já durante a gestação. A má higiene das mamães pode causar inflamação gengival, as periodontites, que vêm sendo associadas ao nascimento de bebês prematuros e recém-nascidos de baixo peso, e cabe ao odontopediatra orientar sobre as novas rotinas de higiene, alimentação e até à necessária mudança de hábitos nocivos à dentição das crianças.

É essencial que os pais compreendam a importância da prevenção, pois os dentinhos devem ser cuidados com muito carinho para que se desenvolvam saudáveis, sendo fundamental a atenção com a dentição de leite (decíduos), uma vez que são estes dentes que irão preparar o caminho para a erupção dos dentes permanentes.

Além do cuidado clínico, os odontopediatras têm a preocupação de orientar os pais sobre a melhor forma de escovar os dentes das crianças, de introduzir o uso do fio dental, prestar informações sobre a importância da dieta não cariogênica e alertar quanto aos hábitos deletérios, como sucção digital e uso da chupeta, que são fatores causadores da má oclusão. Vocês sabiam que pendurar panos, toalhas e bichinhos na chupeta ajuda a piorar os problemas de oclusão das crianças?

A primeira visita ao consultório odontológico é um momento muito importante, as crianças que ainda não fizeram devem fazê-la o mais rápido possível. Não devemos aguardar problemas bucais para pensar em levá-las ao dentista. Além do aspecto preventivo, tratar os dentes desde a primeira infância possibilita eliminar um dos grandes obstáculos que encontramos ainda hoje: adultos com “medo de dentista”.

Na primeira consulta ao profissional da odontopediatria a criança vai se familiarizar com o ambiente do consultório. Muitas informações serão colhidas na anamnese (questionário que traz dados sobre a saúde da criança), as quais são importantes para um levantamento detalhado dos hábitos, da higiene, dieta e história médica das crianças, viabilizando a elaboração de um plano de tratamento individual para cada uma.

As crianças merecem uma atenção especial do dentista, de maneira que se torne natural sentar-se na cadeira odontológica e abrir a boquinha. Para o exame clinico, muitas técnicas de abordagem psicológica serão utilizadas (falar, mostrar e fazer), criando assim um vínculo forte entre o dentista-criança-pais.

Visitando periodicamente o dentista a criança crescerá sem traumas e livre de dores no dente. O controle da higiene será adequado, o que lhe trará um sorriso lindo e saudável.

● Sabrina Pulzatto Merlini Maia
Cirurgiã dentista e Odontopediatra
CRO 79451

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas