Estresse x exercício físico

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

O estresse é considerado a doença do século pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os desafios do mercado de trabalho, a violência, a alimentação inadequada, a falta de horas mínimas de sono, além de negligências em demais hábitos saudáveis, são causas que preocupam e despertam interesse da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Mas como fugir desse círculo vicioso que atrai essa doença que aniquila o homem, tanto no seu estado físico como mental, se as cobranças do mundo moderno são incessantes e cansativas?

Pois bem, o fato de correr, correr e correr faz com que tumultuemos nossa agenda e nos esqueçamos de algo simples para combater essa nociva doença: o exercício físico. Corra para a academia. Sabe por quê? O exercício físico combate diretamente o estresse. Vamos conhecer alguns dos inúmeros benefícios?

Com prescrição adequada de exercícios físicos, os níveis de adrenalina e noradrelanina são reduzidos e o sono não se torna mais um pesadelo. Pelo contrário, a redução dos níveis de cortisol, obtida com exercício físico, o ajudará a dormir mais rápido. Tem mais! Com todos os níveis destas substâncias devidamente baixos, a qualidade de sono será real.

A falta de ânimo, fadiga, depressão, raiva, confusão, como estado de humor negativo, são combatidas pelo exercício físico, que altera variáveis fisiológicas, tais como a frequência cardíaca e a pressão arterial, trazendo mais vigor e qualidade de vida tanto no aspecto físico como mental, proporcionando melhor condição de controle aos fatos estressantes.
No entanto, fica a lógica: hábitos não salutares x sedentarismo = estresse, que equivale a menos produção mental e menos produção física.

Já que o estresse faz parte do cotidiano, considere a possibilidade de abrir um espaço na agenda e buscar a melhora da qualidade de vida, por meio do exercício físico. Vale lembrar que o exercício físico, para que tenha resultado satisfatório, deve ser prescrito por profissional qualificado que estudará cada caso específico para o treino correto.

Rodrigo Costa – Personal trainner especialista em treinamento físico; Cref: 113770-G/SP

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas