O reumatismo é uma patologia que gera muita dor, rigidez e fadiga e pode piorar se o paciente ceder às limitações físicas. Além do tratamento, com médico especializado, é aconselhável, como a Sociedade Brasileira de Reumatologia indica, o exercício físico apropriado, fazendo com que o quadro regrida ao invés de piorar.
Vários estudos indicam que a prática de exercício físico apropriado com acompanhamento de profissional especializado pode reduzir as dores musculares e aumentar os movimentos dos pacientes, sem citar o bem-estar emocional que proporciona.
O programa de exercícios para pacientes reumáticos inclui alongamento, fortalecimento muscular e atividades aeróbicas. Mas, lembre-se, sempre com a supervisão em tempo real de um profissional especializado, até porque o conteúdo do programa e a sua evolução estão totalmente ligados à capacidade individual de cada paciente. É preciso levar em consideração o peso e sobrepeso, fatores que influenciam na doença, já que menos carga para as articulações alivia as dores.
Por isso, um programa adequado para emagrecimento é fundamental neste caso, melhorando a qualidade de vida.
Estudo da Universidade de Grenoble, na França, aponta a importância dos resultados de pacientes reumáticos que praticam exercício, sugerindo segurança e eficácia das atividades físicas.
Acompanhamentos médico, nutricional e de um educador físico são de suma importância e devem estar aliados. Porém, antes de iniciar qualquer atividade física, o médico deve ser consultado para orientar sobre a melhor modalidade a ser praticada, a frequência e duração. Dentre elas temos natação, hidroginástica, corrida, caminhada, dança, musculação, entre outras.
Rodrigo Costa – Personal trainner especialista em treinamento físico; Cref: 113770-G/SP