Você tem o sonho de ter frutas em vasos? As plantas adaptam-se bem a esses recipientes e são ótimas opções de jardinagem às pessoas que moram em apartamentos ou espaços pequenos. A falta de um espacinho com terra no quintal não é justificativa para não ter uma espécie frutífera, pelo contrário, dá para aproveitar exatamente o que você tem à disposição com criatividade.
E, se você gosta da ideia de árvores frutíferas em vasos, mas ainda tem dúvidas de quais as melhores espécies para plantar, como cultivar e tantas outras perguntas relacionadas ao cultivo, trago dicas importantes!
Há várias espécies de árvores frutíferas indicadas para o plantio em vaso. Neste artigo, listo as minhas preferidas:
Jabuticaba – Essa não pode faltar, tem gostinho de infância! Sem dúvida, é a mais utilizada. E, para manter a planta saudável, o ideal é tê-la sob incidência de muita luz e pouco vento, além de regá-la diariamente.
Acerola – Potente na vitamina C, a pequena frutinha avermelhada gosta de muito sol, no mínimo seis horas por dia. Já as regas são mais espaçadas e podem ocorrer apenas duas vezes por semana.
Romã – Tida por muitos como planta da sorte, a romãzeira é uma das apostas, que, além de dar frutos deliciosos, é linda e decorativa. Para o cultivo da espécie é indicado local com bastante luz solar e regas quando a terra secar.
Amora – A amoreira é uma das espécies mais fáceis de cultivar em vasos. A árvore não precisa de tanto sol diário (em média quatro horas) e as regas podem ser mais espaçadas, sendo necessárias apenas quando a terra estiver seca.
Agora é com você! Procure um arquiteto paisagista de sua confiança. Ele vai te ajudar a adequar as suas frutíferas preferidas com a sua decoração e estilo de vida, deixando sua casa muito mais doce!
● Matilde Ricardo – Arquiteta paisagista Cau nº 96483-2