O verde nos dias atuais é requisito básico para a humanidade. Cultivar espécies vegetais convida para o frescor e a alegria, tornando a cozinha e as refeições muito mais personalizadas e cheias de sabor. Mas, atenção para montar um cantinho verde, temos que ter alguns cuidados.
Como requisito básico é necessário aquele cantinho ensolarado. Após a escolha do local, é a hora de optar pelas espécies.
A disposição e apego às plantinhas são primordiais, é preciso regar, adubar, controlar pragas. É importante lembrar que as plantas são seres vivos que precisam de atenção constante.
O ideal é um local que receba de três a quatro horas de sol por dia. É preciso também verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionem, pois há espécies que precisam de mais sol, mais água e outras de mais sombra, menos água. E, ainda, vá além! Se abra com carinho, bata um papo com as plantas.
Enfim, é fundamental que haja boa drenagem. Para isso, cubra 1/3 do vaso com argila expandida e, sobre esse fundo, acrescente uma mistura de areia e terra, completando os outros 2/3. Drible pragas e fungos afofando a terra a cada 15 dias. As raízes ganham espaço para crescer, tornando a planta mais resistente a agressões externas.
Não podemos esquecer que sua hortinha faz parte da decoração e deve ser atrativa, descolada, criativa e bonita. Neste quesito, vale de tudo, desde simples embalagens com ar de “reciclei” até potes, vasos rústicos ou mais sofisticados.
Misture com vasos de flores e plantas que você goste. Crie um espaço só seu com ferramentas à mostra. Neste caso, vai depender do seu estilo. Na dificuldade, contrate um arquiteto paisagista para ajudar.
Outra dica é usar palitos de picolé ou plaquinhas charmosas com o nome das plantinhas para facilitar a identificação!
Temperar a comida com ervas colhidas na sua casa não tem preço, plantar une as pessoas.
Então, mãos à obra!
● Matilde Ricardo – Arquiteta paisagista Cau nº 96483-2