Ciclismo: hobby saudável ou esporte

Lançado como esporte na Inglaterra, o ciclismo também é comum entre famílias que não visam à competição, mas sim uma vida saudável com exercícios físicos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Ciclismo vai além do esporte e pode ser resumido também em “pedaladas” de lazer. Enquanto o número de carros aumenta nas ruas, muitas pessoas ainda utilizam a bicicleta como meio de transporte, o que acaba proporcionando uma vida mais saudável.

Para o ciclista e educador físico Leandro Bertini, a bicicleta não é só uma alternativa de transporte ou opção de lazer, mas pode funcionar como ferramenta de autoestima para perder calorias e, consequentemente, peso. “Pedalar desperta uma sensação de prazer e autoestima para a pessoa. O exercício das pedaladas define os membros inferiores e o abdômen, e também mantém o tronco estável, além de fortalecer a região da lombar”, conta Bertini.

Antes de comprar uma bicicleta, o ideal é consultar o quadro específico ao seu biotipo

O educador físico explica a diferença entre esporte e hábito. “O ciclismo é algo mais fechado e sério, envolvendo atletas (em estradas) ou grupo de ciclistas, comum em Marília. A modalidade como hábito saudável ajuda a queimar calorias e é recomendável para quem busca qualidade de vida.Nas minhas aulas de bicicleta, trabalhamos intensidades altas e baixas, depende do perfil do aluno. O gostoso da bicicleta é que qualquer pessoa pode praticar e não há nenhum impacto que impeça. A cada dia, a pessoa pode aumentar o percurso e ir aprimorando”, destaca

Pedalar faz bem para a saúde e pode se tornar um ótimo hábito para a perda de peso

Aqueles que buscam um nível “hard” (difícil) devem procurar grupos de ciclistas para entenderem melhor o funcionamento das marchas e posição ideal da bicicleta. “Gostaria de ressaltar que, muitas vezes, a pessoa que pretende comprar uma bicicleta não tem orientação ou informação. É preciso saber o tamanho do quadro e da roda. Recomendo a pesquisa de uma tabela que explica qual é o quadro relacionado para o tamanho de cada pessoa. Não podemos comprar a primeira bicicleta que vemos pela frente, pois a escolha certa ocorre de acordo com o biotipo do comprador, o que evita lesões no futuro”, complementa.

A bicicleta pode ser um meio alternativo de transporte, evitando assim a poluição

Apaixonado por bicicletas, o educador físico une o útil ao agradável. “Tenho prazer por este hábito e gosto de alinhar minha paixão com a natureza, buscando andar de bicicleta em cachoeiras e paisagens que proporcionam paz para mim. Juntamente com todos esses benefícios, podemos economizar dinheiro fazendo uso da bicicleta, como se deslocar ao trabalho com este meio de transporte, evitando assim a poluição. Quem pedala tem uma vida melhor, respiração adequada, autoestima, vontade de viver mais e provoca a felicidade”, finaliza.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas