Marília é a terra da família UNIMAR

Em seis décadas, a Instituição impulsionou o crescimento de Marília investindo em melhorias na saúde e na criação de cursos que atendem às necessidades da região. Márcio e Regina são os grandes idealizadores

Compartilhe:

Há seis décadas, a Unimar (Universidade de Marília) atua como um centro gerador de conhecimentos, transmitindo-os às gerações e formando lideranças nas mais diversas áreas de atuação. Ao longo destes anos, a Instituição formou mais de 100 mil profissionais nas áreas de exatas, humanas, saúde e agrárias. Estes egressos estão espalhados pelo país e mundo.

Fundada em 1956, a entidade mantenedora, Associação de Ensino de Marília, oferecia apenas o curso de Ciências Econômicas, mas o sonho e a visão de um casal mudaram esta história. Márcio Mesquita Serva e Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva sempre acreditaram que trabalho, dedicação e, principalmente, educação são ferramentas transformadoras.
Desde os primeiros anos de vida, Márcio já demonstrava afinco. Aos seis anos de idade, lavava vidros de penicilina e éter na farmácia vizinha a casa em que morava com a família.

Aos 14 anos, começou a trabalhar como auxiliar no escritório da Companhia Bandeirante de Armazéns Gerais, uma antiga empresa de café. Mesmo jovem, percebeu que força e determinação são essenciais, mas que o conhecimento é o diferencial de qualquer profissional. Então, matriculou-se em dois cursos. Pela manhã trabalhava, a tarde cursava contabilidade e a noite produção mecânica.

Tamanho esforço deu a ele a oportunidade de se tornar escriturário no Banco Bradesco. A experiência adquirida contribuiu para que fosse aprovado no concurso da Secretaria da Fazenda Estadual e lá permaneceu por 12 anos.

Pouco tempo depois de iniciar as atividades no cargo público, Márcio buscou por mais qualificação e se matriculou no curso de Economia na Associação de Ensino de Marília. Entre os anos de 1962 e 1967, presidiu o Diretório Acadêmico da Instituição e observando uma necessidade dos colegas de turma, criou uma oportunidade de negócio.

Numa época desprovida de material didático sistematizado, Mesquita Serva percebeu a dificuldade dos alunos em acompanhar o curso, principalmente aqueles que estudavam à noite ou faltavam às aulas. Passou então a gravar o que diziam os professores e transcrever as lições, montando apostilas que produzia com um mimeógrafo a álcool. Além disso, adicionava conteúdos extras que pesquisava em bibliotecas e em livros que comprava no exterior. Os materiais eram vendidos no próprio diretório.

Apostilas feitas por Márcio Mesquita Serva durante o curso de Economia

O desempenho e a visão para as necessidades do mercado fizeram com que Márcio se destacasse. Pouco após a formatura, foi contratado como corretor pelos controladores da Associação de Ensino de Marília para intermediar a passagem da Instituição a empresários. Como pagamento, recebeu 5% do controle, o que o levou ao Conselho da Instituição em 1968.

Mesquita Serva acredita que a educação é uma das chaves do molho que abrem as portas para o crescimento pessoal, por isso não descansou e um ano depois estava concluindo a Pós-Graduação em Auditoria Pública na Fundação Getúlio Vargas. Assumiu, então, o cargo de Diretor Secretário na Instituição.
“Não tem como vencer na vida sem lutar, estudar e trabalhar muito. E o mais importante, respeitar a todos. Falo isso principalmente aos menores, aos meus netos, bisnetos e sobrinhos”, ressalta o reitor.

Neste período foi responsável pela expansão da Associação de Ensino, com a criação de escolas de ensino básico e estimulo à formação de novos professores e técnicos na região.

A evolução da Instituição e o desenvolvimento da cidade e região permitiram que conseguisse, na década de 70, junto ao Ministério da Educação, autorização para a criação de novos cursos de licenciatura e bacharelado.

Em 1975, a instituição passou a ser denominada Faculdades Integradas de Marília. Um ano depois, com 20 anos de existência, foram inauguradas modernas instalações, cursos de todas as áreas de conhecimento e Márcio se tornou o Diretor Presidente da Associação de Ensino de Marília.

No mesmo ano, Serva se casou com Regina, uma mulher apaixonada por educação. Desde pequena gostava muito de estudar, concluiu o ensino médio na Instituição de Educação Monsenhor Bicudo e logo após ingressou no curso de Letras Vernáculas e Inglês na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a atual UNESP Marília.

Concluiu a graduação em 1973 e dois anos depois integrava o quadro de docentes nas Faculdades Integradas Santo Antônio, em São Paulo. Regina é movida pelo saber e nunca parou de estudar. Em 1984, concluiu a especialização em Língua Inglesa.

Anfiteatro da Universidade recebe os mais importantes eventos de Marília e região

As qualidades de Márcio e Regina aliadas à educação foram essenciais para a construção da carreira e dos negócios. Porém, o fator mais importante foram o apoio e a cumplicidade do casal. “Nós tivemos o princípio que nossos pais transmitiram e que foi base para chegarmos até ao momento de glória. Agradeço minha família, que foi fundamental, e digo que sigam o exemplo de trabalho e de luta”, ressalta Márcio.
A partir dos anos 80, Márcio e Regina começaram a vender empresas que haviam construído para comprar 95% restantes da Associação de Ensino de Marília.
Na década de 80, a Instituição passou oferecer e ampliar seus cursos de pós-graduação, medida de extrema importância para que, em 1988, fosse aprovada pelo Ministério da Educação a criação da Universidade de Marília. “Ao longo dos anos enfrentamos muitas dificuldades para a implantação dos cursos, mas encaramos todos os desafios e trabalhamos bastante para montarmos os melhores cursos, com os melhores profissionais para Marília e região”, recorda Regina.

Com 60 anos de tradição, a Universidade de Marília segue com a missão de formar profissionais éticos e qualificados para atender as expectativas do mercado em suas mais diversas áreas. Nessas seis décadas, a Instituição impulsionou o crescimento de Marília investindo em melhorias na saúde e na criação de cursos que prepararam o profissional às necessidades de empresas que aqui se instalaram.

Essa experiência mantém a Instituição no grupo de excelência do MEC (Ministério da Educação) e em evidência nas principais avaliações, como o Guia do Estudante e Ranking Universitário. São 23 cursos de graduação, dois deles com nota máxima (Medicina e Direito), dezenas de cursos de Pós-Graduação Lato, o único Programa de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Direito do Oeste Paulista e o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Reabilitação. Este, aprovado em 2018, está na seleta lista de 14 programas autorizados pela CAPES, entre os 154 pedidos protocolados. Uma das características essenciais do programa é a união de disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas no Projeto Amor de Criança, que atende crianças com paralisia cerebral.

Nos 350 alqueires do Campus, o universitário tem à disposição uma imponente biblioteca com 70 mil títulos físicos e 80 mil em acervo digital, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, clínicas com diversos atendimentos de saúde, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em parceria com o Tribunal de Justiça, Núcleo de Apoio Fiscal em cooperação com a Receita Federal, Fazendas Experimentais, além de Hospital e Hospital Veterinário.

HBU (Hospital Beneficente Unimar), fruto do trabalho da filha mais velha do casal Márcio e Regina.

A estrutura ímpar do HBU (Hospital Beneficente Unimar), já com 20 anos de história, é fruto do trabalho da filha mais velha do casal Márcio e Regina. Diretora Superintendente, Márcia Mesquita Serva Reis, é exemplo de competência e dedicação ao trabalho e à família.

Formada em Administração pela Unimar e especialista em Administração Hospitalar, Márcia atua há 17 anos na área da saúde e é responsável por grandes conquistas e ampliações, como a implantação do AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) no campus da instituição, a gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte de Marília e a gestão das Unidades Básicas de Saúde de cidades da região.

Ainda no final do ano 2018, Márcia implantou no HBU a ala de parto humanizado e em breve vai entregar à população a quarta torre do Hospital, voltada ao tratamento oncológico. Tais investimentos visam beneficiar, ainda mais, a assistência à saúde e qualidade educacional.

“Diariamente são 800 colaboradores trabalhando com muito amor para a população de Marília. E não é a população pagante, é a carente. Muito obrigada a toda equipe Hospital Beneficente Unimar, vocês estão fazendo a diferença e eu tenho muito orgulho de todos”, comemora Márcia.

Os acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade oferecem à Marília, através dos projetos sociais, de extensão e de saúde, qualidade de vida e são responsáveis por movimentar a economia investindo constantemente nos mercados de serviço e bens de consumo.
Projetos como o Amor de Criança, que atende crianças com paralisia cerebral, Transformando Crime em Cidadania, que recebe da Receita Federal bebidas apreendidas dando destinamento correto, e o Cejusc Itinerante, que leva às comunidades todos os serviços ofertados pela Universidade, são coordenados pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, filha caçula do casal Márcio e Regina.
Fernanda cresceu observando a luta dos pais e desenvolvendo, assim como a irmã, as mesmas qualidades. Cursou Direito na Unimar e durante todo o período da graduação fez estágios nos mais diversos segmentos da instituição.

Seguindo os princípios da família, a Pró-Reitora acredita que educação é prioridade, por isso nunca parou de estudar.

Após a conclusão do curso em 2007 fez educação continuada na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Depois cursou Mestrado em Direito na Universidade de Marília e atualmente é Doutoranda em Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

“Meus pais são meus heróis porque batalharam juntos. Se eu e a Márcia podemos seguir uma carreira com muita decência e muita tranquilidade é graças a eles”, ressalta Fernanda.

Projeto Amor de Criança da Unimar vence Prêmio República de Valorização do Ministério Público

A relevância da família Mesquita Serva e os benefícios trazidos a cada aluno, à comunidade e a nossa região foram reconhecidos pelos vereadores e, ao final de 2018, Márcio, Regina, Márcia e Fernanda foram homenageados.

Márcio Mesquita Serva foi condecorado com a Medalha de Mérito Cívico “Marília de Dirceu”, reconhecendo a todas as ações em destaque e a contribuição no desenvolvimento de Marília. Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, Márcia Mesquita Serva e Fernanda Mesquita Serva receberam o título de cidadãs beneméritas.

Márcio e Regina, junto às filhas Márcia e Fernanda e aos genros Carlos Henrique Bertoni Reis e Jefferson Aparecido Dias, respectivamente, continuam buscando conhecimento, enfrentando desafios, criando oportunidades para o acesso à qualificação profissional e contribuindo para um mundo melhor para as futuras gerações.

“Eu fico muito orgulhoso em fazer parte desta família. Seguir a carreira deles é uma honra. Pretendo ser como eles e dar continuidade ao trabalho iniciado pelo meu avô”, celebra Julio César Mesquita Serva, médico veterinário, administrador das Fazendas Experimentais e neto de Márcio.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas