Como anda sua empregabilidade? Se você não sabe, “empregabilidade” é o quanto você é um profissional interessante para o mercado. Quanto mais alta sua empregabilidade, mais requisitado você será.
Se você é empresário, são os clientes que selecionam você através de seus produtos ou serviços. Se você é funcionário, são os líderes da empresa que avaliam suas habilidades.
Eu trabalho com consultoria desde 2006 e já atuei com empresas de todos os tipos e portes e, ao longo do tempo, vi o mercado mudar e as exigências para contratação também.
Mas tem uma característica que nunca mudou: as empresas querem profissionais que sabem resolver problemas!
Eu sempre digo que problema é todo resultado diferente do resultado desejado. Gosto dessa definição, pois ela coloca a palavra “problema” num sentido mais amplo do que sendo simplesmente algo ruim. Um problema é uma necessidade. Quer ver?
- Meu salário atual é de R$1.200 e eu desejo que seja R$2.000;
- Tenho 10 clientes pagantes e quero ter 15 clientes pagantes;
- Quero aumentar a rentabilidade da minha empresa em 10%;
- Quero melhorar o uso do meu tempo para fazer uma faculdade;
- Quero ser promovido na minha empresa.
Todas essas situações são consideradas problemas: uma situação identificada que é diferente da situação desejada. Treinar a solução de problemas faz você ficar mais preparado para o mercado de trabalho.
Quando você for participar de uma entrevista de emprego, fale sobre os problemas que você sabe resolver. Quais são as situações que comumente ocorrem nas empresas, na área que você quer trabalhar e que você sabe resolver? Conte para o entrevistador como vai ficar a situação depois que você for contratado e começar a resolver os problemas.
Claro que você não é o Super-Homem nem a Mulher Maravilha. É impossível você ser bom em tudo, então, para melhorar a empregabilidade, é preciso identificar o seu perfil, procurar vagas que estejam alinhadas com ele e, obviamente, se desenvolver e buscar recursos para fazer tudo melhor e mais rápido.
O que são recursos? Recursos são os meios apropriados para chegar em um determinado fim. Tudo que ajuda você nessa missão é recurso: ler um livro e praticar o que aprendeu; fazer um curso rápido; cursar uma faculdade; conviver com pessoas melhores que você; escrever artigos e publicá-los no seu Linkedin; ensinar alguma coisa para alguém; aprender um método para solução de problemas, entre outros.
Sabia que existe um método universal para solução de problemas? Um método é uma sequência lógica para gerar um determinado resultado. Para resolver problemas, você pode utilizar essa sequência:
- Identifique o problema: qual o resultado atual e qual será o novo resultado?
- Estude o problema: levante fatos e dados sobre o problema.
- Identifique as causas que estão impedindo o novo resultado. Baseado no passo 2, responda: porque o problema acontece?;
- Priorize as causas mais relevantes e crie um plano de ação simples: o que deve ser feito?; quem vai fazer? Qual é o prazo para fazer (data para iniciar e data para concluir)?;
- Execute tudo dentro dos prazos;
- Avalie os resultados ao longo da execução das ações e corrija possíveis desvios em relação ao resultado desejado, incluindo novas ações no seu planejamento;
- Registre tudo que deu certo e como você deve continuar fazendo para manter o resultado melhorado;
- Comemore os novos resultados!
Se você quer saber mais sobre o método, acompanhe as dicas no website da KPLAN (kplan.com.br) e nas redes sociais: Linkedin (linkedin.com/company/kplan-consultoria/) e Facebook (facebook.com/kplanconsultoria).
Seu desafio é ser o melhor solucionador de problemas do mundo! Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo fone: (14) 98143-3752