Eu ocupava um determinado cargo na Câmara Municipal de minha cidade e foi cedido a mim um chip com um número de telefone. Quando saí do cargo, o chip foi devolvido e entregue a outra pessoa.
Notei que este servidor que ficou com meu chip restaurou as conversar e acabou ficando com meus contatos e grupos, visualizando tudo que mandam pra mim ou que postam nos grupos. Ele comete algum crime? – Emerson
Na maioria das vezes, não é possível afirmar que houve um crime ou qualquer conduta ilegal sem uma avaliação detalhada dos acontecimentos.
Nesse caso, seria preciso verificar se o novo servidor que tomou seu lugar agiu com má-fé para criar problemas ou constrangimentos que se enquadrem na legislação. Para isso, você teria que procurar um advogado e relatar tudo que você sabe sobre o caso.
Como você entregou o chip e o número, que dava acesso às suas contas, e não tomou as medidas necessárias para se precaver, era natural que este novo servidor obtivesse ao menos algum acesso inicial às suas contas.
Ele também não teria como utilizar o WhatsApp, por exemplo, sem acessar a conta que você havia criado.
Leia a matéria completa em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2021/06/01/numero-profissional-em-celular-pessoal-saiba-como-proteger-seus-dados.ghtml