O reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, juntamente com sua esposa, Regina Serva (vice-reitora), tem dois motivos para comemorar os mais de 60 anos de trabalho em prol do ensino superior da cidade e região. O empresário conta hoje com duas empreendedoras já consolidadas na gestão do campus e do HBU (Hospital Beneficente Unimar), e que, além de competentes, são filhas dedicadas e preparadas para os desafios da vida.
Segundo Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, sua trajetória profissional começou a ser traçada após a graduação em direito. “Minha primeira graduação, na área jurídica, ocorreu na própria Universidade de Marília. Além disso, fiz estágio nos mais diversos setores da instituição, o que me permitiu conhecê-la ainda melhor. Na sequência, cursei minha pós-graduação em São Paulo, na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e, quando retornei a Marília, comecei a minha carreira profissional. Neste período, em especial, acompanhei mais de perto o desenvolvimento da Unimar”, destaca.
MEC já reconheceu a Unimar como Top 10 das instituições de ensino públicas e privadas do Estado de São Paulo
Tal experiência e conhecimento projetou Fernanda para os desafios das Pró-reitorias. “Logo após concluir meu mestrado, em meados de 2011, assumi uma das funções que exerço atualmente, a Pró-reitoria de Ação Comunitária. Hoje, parte do meu trabalho é visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade, trabalhando com a extensão da universidade, que envolve os alunos de graduação e pós-graduação, minha maior paixão. Também atuo na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que é um dos pilares da Universidade, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas para a produção de novas tecnologias. Mas nunca parei de estudar e aprimorar meus conhecimentos, tanto que iniciei meu doutorado em Educação na Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Marília. Hoje já conclui meus créditos e estou na fase final de elaboração da tese”, complementa.
Pesquisa e extensão são dois eixos fundamentais para Fernanda. “Todos os dias chego a Unimar cheia de ideias e projetos, porque me sinto realizada profissionalmente. Tenho muito orgulho da equipe da Universidade, que considero realmente a família Unimar, sempre disposta a contribuir para um ensino de qualidade”, reforça
Gestante de gêmeos, Fernanda explica como é conciliar o aspecto familiar com a vida profissional. “Nada é fácil, porém, sou uma pessoa organizada e busco conciliar minhas tarefas com muita tranquilidade, sempre ao lado do meu marido, que me inspira. A Unimar proporcionou várias conquistas para mim e aqui me sinto em casa. Não precisei pedir afastamento, por enquanto, por causa da gravidez, pois penso e planejo a Universidade desde a hora que acordo. Minha vida é a Unimar. Então, com ajuda dos meus pais, cumpro com minhas tarefas, elencando, na maioria das vezes, prioridades. Em relação a ser mãe num futuro próximo, tenho dois super exemplos de vida: minha mãe, Regina, e irmã, Márcia, que são duas pessoas que me ajudam bastante”, salienta.
Primeiro curso superior de Fernanda foi a graduação em direito, na própria Unimar
Por trás das mulheres empreendedoras da Unimar, existe a maior inspiração vinda de um pai de família: o reitor e visionário Márcio Mesquita Serva. É através deste grande exemplo que Fernanda deixa uma mensagem às mulheres trabalhadoras. “Por mais que existam pesquisas apontando que os homens são melhores valorizados que as mulheres no mercado de trabalho, creio que jamais devemos desistir. A Unimar, por exemplo, está na contramão desses dados, porque a maioria de seus cursos é coordenada por mulheres. Valorizamos a força e capacidade feminina. Dos sete mil alunos matriculados, mais de 60% são do sexo feminino. A mulher está cada vez mais conquistando seu espaço em todos os sentidos, exemplo é a quantidade de prefeitas eleitas na região de Marília. Não podemos parar de lutar”, conclui.
Ainda dentro do campus universitário, não tão longe da Pró-reitoria, o HBU, conhecido popularmente como Hospital Universitário, tem a administração da irmã de Fernanda, a diretora superintendente do complexo de saúde, Márcia Mesquita Serva. Mãe de dois filhos (um menino e uma menina), ela conta como foi seu início profissional. “Quando finalizei meu curso de graduação em Administração, no ano de 2000, ingressei num estágio no Albert Einstein, que cedeu seu grupo de assessoria para montar toda a estrutura administrativa do hospital da Unimar. O mesmo grupo fez a gestão do HBU nos dois primeiros anos, enquanto eu fazia uma pós-graduação em São Paulo, na área de Gestão em Saúde, onde aprimorei meus conhecimentos, o que me permitiu assumir a direção do Hospital Universitário. Até hoje busco me atualizar no assunto e participo da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)”, detalha.
Márcia Mesquita Serva estagiou no Hospital Albert Einstein antes de assumir administração da ABHU
Márcia não imaginava se envolver tanto com o Hospital, mas hoje se dedica integralmente ao trabalho, com muito amor e tenacidade. Um dos desafios também é conciliar família e trabalho. “É uma loucura sim, mas dou conta, graças à ajuda da família. Às vezes, no final do dia, acabo não acreditando em tudo que concretizei no trabalho e vivenciei com os filhos. No Hospital, conto com uma equipe exemplar, o que facilita o desempenho de minhas atividades. Em família, conto com a ajuda de meu marido, e tudo se resolve em cooperação”, argumenta.
De acordo com Márcia, quando o assunto é trabalho, o HBU surpreende nos números. “Mais de 350 mil pessoas foram atendidas no Hospital desde a sua inauguração, ou seja, já atendemos mais pessoas do que a população de Marília, pois o nosso foco é a região e todo o Estado. O HBU conta com ótima estrutura de equipamentos, além de médicos especializados e experientes”, ressalta.
A diretora do HBU ainda cuida da administração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na região Norte de Marília e inaugurada em 2016. O atendimento é de 24 horas. E, em novembro de 2017, a Unimar inaugurou o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), onde funciona o projeto “Amor de Criança”, com 21 salas, novos serviços, novos equipamentos, melhor acessibilidade e conforto para os pacientes com paralisia cerebral e síndromes neurológicas
A instituição possui hoje infraestrutura completa, com um dos mais modernos e equipados campus universitário do Brasil
Assim sendo, a dupla Fernanda e Márcia continua o trabalho iniciado pelo pai, com a Unimar que surgiu oficialmente em 1956 e que já formou mais de 100 mil alunos de várias localidades do país. Além de mães, são mulheres empreendedoras, que superam desafios a cada dia e mostram que tudo é possível através do estudo, do ensino e da persistência.
Resumo da história da Unimar
Em 1938, Marília tinha apenas nove anos de fundação e já apresentava perspectivas de desenvolvimento comercial, industrial e agrícola, inclusive com o aumento surpreendente dos índices populacionais. Nesta época, o professor Glicério Póvoas conseguiu a criação da Escola de Comércio da Alta Paulista, denominada então Academia de Comércio de Marília, que instalou o curso de Ciências Econômicas. Posteriormente, em 30 de dezembro de 1956, surgiu a Associação de Ensino de Marília, hoje mantenedora da Unimar. Neste período, começa a história da universidade e, de lá para cá, o crescimento foi natural, acompanhando a evolução do próprio país.
A Unimar, como centro gerador de conhecimento, através do ensino, pesquisa e extensão, vem acompanhando o desenvolvimento e participando dos processos de transformação da sociedade. Diante disso, o resultado não poderia ser outro: a instituição possui hoje infraestrutura completa, com um dos mais modernos e equipados campus universitário do Brasil. São 27 cursos de graduação e mais informações podem ser obtidas pelo site www.unimar.br.