Doces, ácidas e até azedas, são diversos os gostos das frutas, inclusive, algumas apresentam suculência, outras quantidade de fibras ou alto teor calórico.
Altamente nutritivas, fontes de vitaminas e sais minerais proporcionam com o seu consumo regular o fortalecimento do sistema imunológico e garantem a oferta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Porém, entre seus nutrientes, as suas vitaminas e sais minerais, possuem ainda, entre outros, flavonoides e antioxidantes que ajudam na prevenção de algumas doenças.
A nutricionista Carla Rossini, aconselha que dieta somente a base de frutas, não é indicada, porque elas são pobres em proteínas. O ideal é que haja um equilíbrio entre os macronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras.
Os benefícios são inúmeros, com moderação alcançamos o equilíbrio pedido pelo corpo, por isso, a nossa entrevistada relacionou algumas frutas com suas propriedades nutricionais.
Vamos à feira?



Limão
É a fruta cítrica com o maior índice de detox.
Podem ser benéficas para prevenção de problemas cardiovasculares e para o funcionamento do intestino.



Fortalece o sistema imunológico, ajuda no processo de controle do colesterol, facilita a digestão e em quadros de constipação, especialmente se for consumida com o bagaço.



É indicado para tratamento urinário, ajuda na digestão, possui leve ação laxativa e favorece o sistema imune.
Altamente nutritivas, fontes de vitaminas e sais minerais proporcionam com o seu consumo regular o fortalecimento do sistema imunológico e garantem a oferta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.



Alguns estudos relatam que controla alguns tipos de câncer, além de fortalecer a defesa natural do organismo e de contribuir para a redução do colesterol ruim.



Ajuda na imunidade, no controle do colesterol ruim e na digestão.



Beneficia o sistema digestivo, por sua fibra, e também ajuda fortalecer o sistema imune.



Ajuda o trato urinário e combate desgastes dos tecidos causados pelo envelhecimento.



Carla Rossini, aconselha que dieta somente a base de frutas, não é indicada, porque elas são pobres em proteínas. O ideal é que haja um equilíbrio entre os macronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras.
Ajuda a digestão e tem função laxativa e diurética.



De fácil digestão, é fonte de energia extra antes de atividades físicas e previne câimbras.



Benéfica para o processo digestivo e na queima de gorduras.
* Atenção, consideradas alimentos saudáveis, ricas em vitaminas, minerais e fibras, são fonte de energia para o corpo, mas dosar o seu consumo é fundamental;
* Suco de frutas à vontade, jamais. Devido a alta concentração de frutose (açúcar da fruta ) está diretamente associado ao aumento da incidência da síndrome metabólica e podem acarretar doença cardiovascular, o diabete e a obesidade;
* Casca e bagaço são altamente ricos em fibras, aumentando saciedade e retardando absorção de glicose. É aconselhável sempre que possível abocanha-las na íntegra e associa-las a produtos integrais como, aveia, farelo de trigo, granola, ou mesmo pasta de amendoim;
* Uva, o caqui, a banana nanica e a manga têm mais açúcar que outras, indicando moderação no consumo. Atente-se para controlar o tamanho da porção a ser ingerida, o horário e glicemia do momento.



● Nutricionista Carla Rossini – Pós-graduada em nutrição esportiva funcional, fisioterapia, nutrição funcional e cuidados nutricionais do paciente e desportista.
Especialista em modulação hormonal através de nutrição e pré e pós operatório em cirurgia bariátrica