A Clínica de Odontologia da Universidade de Marília (Unimar) segue com os atendimentos no segundo semestre e está com vagas abertas. Todo o ambiente foi readequado, seguindo as medidas sanitárias, e novos protocolos foram adotados para garantir a segurança dos pacientes, acadêmicos, docentes e colaboradores.
De acordo com a Coordenadora do curso de Odontologia, Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, os atendimentos possuem papel importante porque são essenciais para a saúde da população. “A Odontologia é classificada como essencial, porque dor de dente é complicado, e desde que a pandemia começou buscamos a adequação para dar continuidade aos atendimentos com muita cautela”, explica.



Os atendimentos odontológicos são realizados pelos acadêmicos, com a supervisão dos docentes. Para dar continuidade, medidas de segurança foram definidas pelo Comitê de Biossegurança e todos os alunos foram orientados sobre essas novas medidas e a utilização dos equipamentos de proteção Individual (EPI), entregues pela Universidade. Assim, a entrada da Clínica está equipada com tapete para sanitização de calçados, dispenser de álcool em gel, um colaborador realiza a medição de temperatura, as cadeiras de atendimento estão com maior espaçamento e os setores ganharam paredes para setorização de ambientes.
Para nós é uma alegria, principalmente com a sensação de segurança e de proteção aos nossos alunos, professores e funcionários. A Universidade de Marília teve muito cuidados, zelo e carinho com todos e está se adaptando para este novo normal, mas eu tenho a certeza de que vamos superar esta fase e será juntos, porque faz parte do ensinar e aprender esta evolução e novos tempos
Afirma Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva
Para o acadêmico do oitavo termo do curso de odontologia que integra a comissão de biossegurança, Pedro Molitor Barbosa, foi uma experiência única participar do processo de adequações. “Nós, como futuros profissionais da área da saúde, precisamos estar preparados para atender a população, por isso foi fundamental contribuir neste momento único e que vai contribuir em muito com meu processo de aprendizado”, destaca.
Segundo o Coordenador da Clínica Odontológica da Unimar, Marcus Vinicius Tenuta Araujo, todos os processos foram pensados para transmitir segurança. “O planejamento das adequações foram executados de forma excelente e demos início as triagens de casos de atendimento emergencial. No início, atenderemos apenas esta demanda e conforme os indicadores melhorem, vamos sistematizar o retorno das atividades eletivas. Importante destacar, sempre respeitando os limites que as autoridades sanitárias e governamentais estipulam e com o pensamento de segurança para todos os usuários da Clínica Odontologia”, esclarece.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destaca a alegria em prestar o atendimento odontológico durante a pandemia, que é imprescindível à população. “Para nós é uma alegria, principalmente com a sensação de segurança e de proteção aos nossos alunos, professores e funcionários. A Universidade de Marília teve muito cuidados, zelo e carinho com todos e está se adaptando para este novo normal, mas eu tenho a certeza de que vamos superar esta fase e será juntos, porque faz parte do ensinar e aprender esta evolução e novos tempos”, afirma.
Ainda segundo Fernanda, é um momento de agradecer, mais uma vez, a todos que estão juntos nesta luta diária. “Eu quero agradecer aos nossos professores, aos nossos queridos alunos e seus familiares e dizer que a nossa cidade e região depende deste atendimento que a Unimar oferece na área da saúde. Muito obrigada e contem sempre com a Universidade de Marília”, finaliza.



Visita Técnica do Prefeito de Marília e Secretário Municipal da Saúde
A Clínica de Odontologia da Universidade de Marília (Unimar) recebeu a visita técnica do Prefeito de Marília, Daniel Alonso, e o Secretário Municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto. O objetivo foi apresentar aos gestores municipais as medidas sanitárias adotadas e as adequações do ambiente. A Instituição realiza os atendimentos odontológicos da rede municipal de saúde.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto, a realização dos atendimentos são de extrema importância porque é uma necessidade da população mariliense. “Eu estou impressionado com o que estou vendo. A equipe tomou uma série de cuidados e usou da criatividade assertiva como por exemplo, a questão do descarte da máscara em local apropriado para não contaminar o ambiente enquanto está fazendo o tratamento, remodelação muito positiva. Estou muito contente com que vejo e precisamos retomar os atendimentos em prol da nossa população”, ressalta.
A Odontologia é classificada como essencial, porque dor de dente é complicado, e desde que a pandemia começou buscamos a adequação para dar continuidade aos atendimentos com muita cautela
Explica Coordenadora do curso de Odontologia, Beatriz Flávia de Moraes Trazzi,
Segundo o Prefeito de Marília, Daniel Alonso, a Comissão de Biossegurança impressionou a todos com os cuidados adotados. “Estou impressionado pela estrutura da Clínica da Unimar e com todas as adaptações realizadas desde março em busca da retomada gradual dos atendimentos essenciais. Vejo que a Clínica está pronta, seguindo a todos os protocolos de adaptações para atender todos os pacientes, principalmente os dos nosso convênio em parceria com a Unimar. Parabéns a Unimar, ao Coordenador da Clínica, Marcos Vinícius, e a família Mesquita Serva pelo excelente trabalho que demonstra total conhecimento sobre o assunto”, enfatiza.
Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, receber os gestores foi um importante passo na construção do novo normal.
“ A visita técnica foi muito importante porque apresentamos para as autoridades do nosso município o trabalho sério que as Comissões estão desenvolvendo na Unimar. A gente sabe que retorno não é simples, é algo gradual e que envolve a muitos fatores, sendo a mais importante a proteção dos nossos pacientes, professores e alunos. Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito e Secretário que puderam conhecer o novo normal e, a partir daí, desejar um novo recomeça a todos os envolvidos”, finaliza.
Os agendamentos podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, pelo telefone (14) 2105-4033.