Câncer raro: filho de goleiro da Portuguesa luta contra doença que afeta crianças; entenda o linfoma de Burkitt

A Lusa foi campeã da Série A2 do Campeonato Paulista no último domingo (17), mas quem brilhou na hora de levantar a taça foi Gustavo, filho do goleiro Thomazella. O pequeno de quatro anos luta contra um câncer raro.
Gustavo agradece carinho dos torcedores da Portuguesa com Thomazella e a mãe, Natália. — Foto: Marcos Ribolli/ge

Compartilhe:

Gustavo, de apenas quatro anos, foi uma das estrelas na celebração do título da Portuguesa no último domingo (17), que voltou para a Série A do Campeonato Paulista após sete anos. O pequeno é filho do goleiro Thomazella e luta, fora de campo, contra um câncer raro – o linfoma de Burkitt.

O linfoma de Burkitt é um câncer raro que ataca as células e tem alta taxa de duplicação, podendo aumentar rapidamente de tamanho. Ele é um subtipo de linfoma não-Hodgkin que pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em crianças e jovens adultos (até 25 anos).

“Esse linfoma tem um comportamento agressivo e um padrão onde as células tumorais se dividem em uma velocidade muito rápida. O crescimento do tumor é rápido, mas é uma doença que tem uma curabilidade muito boa”, explica o oncohematologista Jayr Schmidt Filho, líder do Centro de Referência de Neoplasias Hematológicas do A.C.Camargo Cancer Center.

Luciana Tucunduva, médica hematologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, explica que o Burkitt não tem uma causa direta. “É um erro nas células quando estão sendo produzidas. Ele é agressivo, se desenvolve rápido, mas com chance de cura muito alta“.

Leia a matéria completa em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/19/cancer-raro-filho-de-goleiro-da-portuguesa-luta-contra-doenca-que-afeta-criancas-entenda-o-linfoma-de-burkitt.ghtml

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas