Depois de 1 ano e meio de pandemia, o governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (13) o retorno obrigatório às aulas presenciais para todos os alunos da rede estadual. Outros estados, como Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, também adotaram a medida neste mês.
Especialistas alertam que, após tanto tempo em casa, é preciso preparar a criança para o convívio social e dar a devida atenção para o período de readaptação.
Para o psicólogo infantil do Hospital Pequeno Príncipe e doutorando em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bruno Mader, este momento é similar com a primeira vez que a criança vai para a escola.
“Quando a criança é levada para a escolinha nos primeiros anos do ensino infantil, os pais vão junto. E não é que que todos os pais devam ir para a escola, é que eles saibam que este é um momento de adaptação assim como levar o filho para a escola pela primeira vez.”
A coordenadora de Inovação em Educação do Instituto Unibanco, Jane Reolo, concorda e acredita que é um momento de readaptação também para os pais e professores. “Todos vivemos momentos de isolamento e quem ainda não foi impactado pela pandemia, será. Mas é importante dar atenção para como a criança e o adolescente vai reagir neste momento”.
Veja, abaixo, dicas para pais, responsáveis e professores
Leia a matéria completa em: https://g1.globo.com/educacao/volta-as-aulas/noticia/2021/10/14/como-preparar-criancas-e-adolescentes-para-a-volta-as-aulas-presenciais.ghtml