Assim como ocorre com os seres humanos, as outras espécies animais sofrem com problemas cardiovasculares.
E apesar de ser possível, em muitos casos, identificar várias semelhanças, eles possuem características específicas de cada espécie, sendo fundamental que sejam avaliados por um médico veterinário.
É este o profissional que irá identificar o quadro patológico e adotar as condutas necessárias, como exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos e, se necessário, encaminhamento para serviços especializados.
Tanto as patologias cardiovasculares quanto suas complicações são distintas entre as espécies e os portes físicos dos animais. Em felinos, a patologia mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica. Já em cães pequenos as mais comuns são as endocardioses da válvula mitral e/ou tricúspide. Nos de maior porte, a cardiomiopatia dilatada.
Essas patologias podem ser acompanhadas, entre outros sinais clínicos, por oscilações na pressão arterial do animal. As variações podem causar outras lesões, como, por exemplo, cegueira súbita por descolamento de retina, acidentes vasculares e problemas renais. Muitas vezes chamam a atenção do tutor esses outros sinais, pela semelhança do que acontece com os humanos. A pressão alta ou baixa é uma condição silenciosa que pode passar despercebida durante longos períodos, mas que vai provocando estragos aos poucos, podendo levar a incapacidade de funcionamento de determinado órgão.
Como forma de prevenção, recomendamos uma alimentação adequada, de acordo com espécie, porte físico, raça e idade. A atividade física, assim como nos humanos, é fundamental para manter o controle do peso e a saúde cardíaca.
Existe uma relação direta entre obesidade e pressão alta. O controle de petiscos também é muito importante.
À semelhança do que acontece com os humanos, um check-up anual é importante a partir dos oito anos de idade, pois com isso é possível identificar alterações cardíacas de maneira precoce, ficando mais fácil de iniciar terapia e reduzir a velocidade da progressão da doença. Essa terapia precoce garante uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável, com maior longevidade.
Se seu animalzinho tiver mais de oito anos, for obeso, apresentar cansaço fácil ou tosse ligue no (14) 3433-5656 e agende uma consulta com nossos médicos veterinários ou com nosso cardiologista.
● Dr.Rogerio Moretti Fioroni – CRMV – SP 11.010