Desmotivação x exercício físico

A falta de vontade pode apontar desmotivação, revelando potenciais problemas de estrutura psicoemocional.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Adiar. Essa é uma das estratégias para prolongar a prática da atividade física. “Após o Carnaval”, “quando eu começar a dieta”, “quando terminar o horário de verão”, “depois do inverno”. E vão-se os dias e nada de praticar esportes.Por incrível que pareça a desmotivação acha como aliado o calendário.

No entanto, a falta de vontade pode apontar desmotivação, revelando potenciais problemas de estrutura psicoemocional.

Entende-se que o cotidiano está cada vez mais sobrecarregado. O mercado de trabalho exige cada vez mais, o cansaço aumenta, o tempo para a prática de exercícios é limitado.

Mas é bom lembrar que o corpo precisa da prática de atividade física nos 365 dias do ano, já que o sedentarismo é um grande fator que prejudica tanto o estado físico quanto psicológico. Resumindo em poucas palavras, o esporte traz aumento da autoestima e é um ato de se amar, preservando seu corpo com saúde.
O exercício físico praticado de forma regular aumenta o vigor ajudando nos afazeres do dia a dia, auxilia na perda ou controle de peso, impede a alta da pressão arterial, previne diabetes, evita problemas cardiovasculares, facilita o metabolismo de gorduras e açúcares, promove o relaxamento muscular, melhora inflamações e atrofias musculoesquelético e a função pulmonar, atrasa o processo de envelhecimento e ajuda no condicionamento físico e na qualidade sexual do indivíduo.

Agora é a hora de ver a lista negra do sedentarismo causada na falta de prática de exercícios:

  • o corpo fica comprometido com dores;
  • aumentam as chances de entupimento dos vasos sanguíneos por placas de gorduras;
  • a eficiência do pulmão diminui e há sobrecarga do coração;
  • reduz a autoestima e pode levar a depressão;
  • faltam exercícios físicos aliados a hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que trazem um aumento potencial de risco de morte.

Praticar esportes, ir à academia, contratar um profissional que vá até você – se preferir – e fazer caminhadas são excelentes desafios para quem quer ficar longe do sedentarismo e optar por uma qualidade de vida, colhendo os benefícios de vida longa e saudável.

Lembre se… Procure profissional capacitado para a prática de atividade física.

● Rodrigo Costa – Personal trainner especialista em treinamento físico; Cref: 113770-G/SP

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas