Importância dos jardins verticais

Ao contrário do que muitos pensam os jardins verticais trazem benefícios indispensáveis. Antes considerados uma tendência, hoje são uma realidade constante nos ambientes e podemos visualizar e sentir suas vantagens.

Compartilhe:

Ao contrário do que muitos pensam os jardins verticais trazem benefícios indispensáveis. Antes considerados uma tendência, hoje são uma realidade constante nos ambientes e podemos visualizar e sentir suas vantagens. Eles estão por todos os lados, nas paredes de ambientes residenciais, comerciais, empresariais e industriais.

Uma vez inserido um jardim vertical num determinado espaço construído, manifesta-se uma série de benefícios que melhora a qualidade dos ambientes, pois os deixam mais naturais, valorizando imóveis, filtrando o ar e reduzindo a poluição. Além de, com uma boa escolha de plantas, trazer um efeito psicológico positivo na vida urbana e cotidiana das pessoas.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas. Dessa forma, os jardins verticais estão cada vez mais inseridos no ambiente de trabalho.

Não existe oposição quanto ao enriquecimento ornamental de um jardim vertical bem elaborado e instalado de forma correta. Obviamente eles não vêm para substituir de forma nenhuma as insubstituíveis áreas verdes e arborizadas, mas sim para tornar as cidades e ambientes cheios de cimento mais “naturais”.

Para que um jardim vertical seja duradouro é preciso haver um planejamento prévio para evitar degradações no futuro. Então, para isso, a contratação de um arquiteto paisagista é fundamental. Serão escolhidos, através de um projeto, o sistema adequado, a composição de plantas corretas para o local, o método certo de irrigação e impermeabilização, manutenção e adubação adequadas.

● Matilde Ricardo – Arquiteta paisagista Cau nº 96483-2

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas