Emagrecimento x atividade física

A prevalência da obesidade vem crescendo muito nos dias atuais, podendo ser considerada um problema de saúde pública, atingindo grande parte da população.

Compartilhe:

A prevalência da obesidade vem crescendo muito nos dias atuais, podendo ser considerada um problema de saúde pública, atingindo grande parte da população. Indicadores apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dez anos, a obesidade aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Talvez um dos fatores mais preponderantes seja a mudança dos hábitos alimentares que se observa desde 1970. Com pouco tempo para comer, as pessoas deixaram de fazer as refeições em casa e passaram a optar por comidas mais rápidas e mais calóricas, o tal do fast food.

Junto destes índices, algumas doenças que podem estar ligadas à obesidade vêm ganhando proporções significativas no panorama da saúde do homem, como:

Hipertensão: indivíduos obesos possuem mais chances de terem seus vasos sanguíneos comprimidos e essa compressão é o que resulta na pressão alta;

Hipertrofia Ventricular: doenças cardíacas ocasionadas pelo aumento do músculo coração;

Apneia: doença séria que gera paradas respiratórias involuntárias enquanto o individuo está dormindo;

Depressão: em função de sua autoestima baixa, atrapalha suas relações sociais e pessoais;

Diabete Tipo 2: apesar da diabete estar ligada, em muitos casos, a fatores genéticos, também afeta mais facilmente pessoas que estão acima do peso.
Já quanto aos principais benefícios que as atividades físicas proporcionam estão queima de gordura, diminuição do peso, prevenção de doenças (como diabetes, hipertensão e colesterol alto), melhora das funções cardíacas e pulmonares, alívio do estresse, conquista do bem-estar e tonificação dos músculos.

Como forma de combater a obesidade, surge a necessidade de adotarem-se medidas de prevenção, que podem ser por meio do aumento do gasto calórico com prática de exercícios ou pela diminuição na ingestão calórica. No entanto, o exercício físico pode ser considerado o mais poderoso “desafio” fisiológico para a saúde do corpo humano, porque requer um grande ajuste metabólico para aumentar o suprimento de oxigênio e combustível na realização do trabalho muscular, causando, desta forma, aumentos significativos de energia acima dos valores de repouso.

É necessário sempre consultar um médico e aliar a atividade física, que deve ser ministrada por profissional qualificado para obter um trabalho eficiente e com segurança.

O exercício físico não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, ele é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.

  • Rodrigo Costa – Personal trainner especialista em treinamento físico; Pós-graduando em Fisiologia Cref: 113770-G/SP

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas