Os tratamentos odontológicos estéticos vêm evoluindo, juntamente com o aprimoramento da tecnologia aliada à ciência, proporcionando melhores condições para sorrir sem constrangimento e com saúde. Os brasileiros têm, por característica, a hospitalidade, realçada por “sorriso fácil”. Por outro lado, sorrir pode se transformar em um transtorno se a pessoa não estiver feliz com sua aparência, trazendo problemas de autoestima.
Alguns procedimentos, que estão ao alcance de todos, fazem parte do dia a dia dos consultórios odontológicos, sem medo ou estresse. Acompanhando a rápida dinâmica de cursos, palestras e convenções, os dentistas Carlos R. Sanches, formado pela Universidade São Francisco há 26 anos, e João Augusto Sant´Anna, graduado pela Unesp de Araraquara há 34 anos, ambos especialistas em implantodontia, falam sobre as técnicas em evolução na odontologia brasileira. Eles trazem para Marília condições para as pessoas realizarem o sonho de ter um sorriso bonito por meio da estética odontológica e harmonia facial, que hoje estão ao alcance de todos.
Se a sua ideia de dentista é um profissional confinado dentro de quatro paredes, com equipamentos antigos, você está extremamente enganado.
Hoje, os consultórios estão modernos e sofisticados, com ambientes aconchegantes, confortáveis, projetados e decorados por arquitetos para acomodarem equipamentos de última geração, proporcionando segurança e precisão para a equipe de trabalho, que é interdisciplinar.
Sorrir pode se transformar em um transtorno se a pessoa não estiver feliz com sua aparência, trazendo problemas de autoestima
Tratam-se de profissionais que trabalham em conjunto para planejar e executar procedimentos, tanto na área patológica como na estética, aliados à tecnologia que os oferece informações importantíssimas para o tratamento proposto. É, portanto, um conjunto de planejamento e diagnóstico, que cria a comunicação odontológica entre o dentista, sua equipe de profissionais, laboratório de prótese e o paciente. “Os tratamentos de odontologia estética são executados nos consultórios e se constituem em uma série de procedimentos que visa a harmonia dos dentes com gengiva, lábios, sorriso e face. O paciente é considerado como um todo”, afirma Carlos Sanches.
Confiram as inovações da área odontológica que rapidamente galgam caminhos para evolução dos tratamentos, tanto os convencionais quanto os estéticos:
Enxerto ósseo e implante dental
O procedimento consiste em recompor o osso reabsorvido ou perdido, seja pelo tempo ou por trauma (em caso de acidentes) por meio de materiais biocompatíveis, como os enxertos provenientes de materiais sintéticos e humanos, dentre outros, e o autógeno, que usa o osso do próprio paciente.
No caso de osso humano, recorre-se a um banco de osso, que tem controle rigoroso pelo Ministério da Saúde, não apresentando risco ao paciente. Em ambos os casos, a área estará apta a receber o implante entre quatro e seis meses, dependendo da resposta biológica do organismo.
João Sant’Anna avalia que 90% dos casos de enxerto são para viabilizar a fixação do implante com o propósito de aumento da espessura ou altura do osso e também é indicado para proporcionar harmonia na arcada dental.
“É uma técnica para ganhar volume tecidual (osso e gengiva), melhorando a estética dos dentes e do sorriso.”
A indicação é realizada após avaliação rigorosa dos dentistas e com diversos exames complementares, tais como hemograma, radiografias, tomografias e prototipagem (modelos 3D). A tecnologia odontológica tem se aprimorado cada vez mais em implantes dentários e beneficiado a população de todo o mundo. O implante dental é o melhor procedimento para quem, por algum motivo, perdeu um ou mais dentes. São pinos de titânio fixados no osso mandibular e maxilar, funcionando como a raiz do dente e, sobre eles, são colocadas as próteses, que são verdadeiras cópias dos dentes naturais.
Existem vários tipos de implantes. Alguns podem ser imediatos, com colocação da prótese no mesmo ato, e outros necessitam de alguns meses para a implantação. Sempre devemos procurar um dentista de confiança para que ele indique qual o melhor tipo de implante para o seu caso.
Lente de contato odontológica
O termo “lentes de contato odontológicas” é uma evolução das facetas de porcelana. Trata-se de uma técnica inovadora e recente na odontologia. São lâminas ou capas finas de porcelana que recobrem os dentes e se destinam a corrigir os pequenos desvios de posição, cor, volume, tamanho e formato dos dentes, sem que se realizem desgastes desnecessários dos mesmos, proporcionando a harmonia deles, do sorriso e da face.
As porcelanas das lentes de contato odontológicas, por serem livres de metal, transmitem uma maior naturalidade aos dentes. Com o uso deste material, juntamente com tecnologia de computação gráfica para desenho dos dentes e impressoras 3D, estes trabalhos estão sendo confeccionados com precisão milimétrica, polimento perfeito, cor ideal, estética impecável, sendo considerados verdadeiras obras de arte.
“Queridinha” dos artistas, é considerada como um procedimento simples, porém necessita de um planejamento criterioso, desde a entrevista, que abrange a expectativa dos pacientes, até ao estudo e planejamento com fotos reais do paciente e com o auxílio do Digital Smile Design, uma ferramenta (software) de computador, que apresenta uma simulação do sorriso, podendo ser feita qualquer alteração no projeto antes de ser executado. Após esta etapa, são confeccionados modelos de gesso e moldes para simular na boca do paciente (procedimento chamado de “mock-up”). Ele verá o projeto de seu novo sorriso antes de qualquer tipo de procedimento nos dentes, ou seja, um “test-drive do sorriso”.
Os tratamentos de odontologia estética são executados nos consultórios e se constituem em uma série de procedimentos que visa a harmonia dos dentes com gengiva, lábios, sorriso e face. O paciente é considerado como um todo”,
comenta Carlos Sanches
As lentes de contato devem ser aplicadas quando o paciente já está com a dentição e estrutura óssea e gengival saudáveis e aptas para recebê-las. Se for necessário realizar outro procedimento de base, deve ser realizado antes. A lente de contato pode-se dizer que é o “grand finale” do sorriso. Contudo, Carlos Sanches destaca que “só há estética no sorriso quando há saúde bucal”. “Então, visitas regulares ao dentista são necessárias para a prevenção e manutenção da saúde bucal.”
Clareamento
O clareamento é um ato quase que obrigatório em odontologia estética. Faz parte dos procedimentos iniciais em planejamento de estética odontológica, pois o clareamento promove um “branqueamento” dos dentes. Pode-se realizar com laser, no consultório, ou o caseiro, orientado pelo dentista.
Segundo os dentistas, o melhor é associar a técnica a laser, executada em consultório, com a caseira, trazendo mais rapidez e eficácia ao tratamento.
Apesar de muitos mitos, os especialistas asseguram que ambas são extremamente seguras.
Gengivoplastia
A gengivoplastia é a remodelação da gengiva ao redor do dente, pois remove- se o excesso de tecido gengival com o propósito de melhorar a estética e expor mais o dente. “Alguns pacientes nos procuram alegando que o dente é muito curto e quando sorriem aparecem muito a gengiva”. Esta reclamação é muito comum e Carlos Sanches explica que em uma porcentagem grande é apenas excesso de gengiva sobre o dente. Há outro caso de sorriso gengival que não é pelo excesso de gengiva, mas sim um levantamento excessivo dos lábios ao sorrir. Neste caso, é com a aplicação da proteína botulínica (botox) que o problema é minimizado.
Toxina Botulínica – Harmonia Facial – Preenchimento Orofacial
A Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox™, é utilizada por pessoas que querem evitar e atenuar os sinais da idade, como rugas e flacidez. Mas, além de ajudar em questões estéticas, a substância também é usada, atualmente, para melhorar problemas de saúde bucal.
É um produto seguro, um procedimento acessível e se conseguem melhores resultados do Botox™ o associando ao preenchimento orofacial e biomodelação labial com ácido hialurônico.
O cirurgião dentista possui amplo conhecimento sobre as estruturas da face, linhas de expressão e da cavidade oral, porém é necessário que tenha um treinamento específico e conhecimentos sobre a utilização do Botox™ e do ácido hialurônico para trabalhar com segurança.
O procedimento é rápido e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em sessão única, com alto grau de satisfação.
No uso terapêutico, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem os dentes (bruxismo) quanto os que os apertam. O tratamento também vem sendo usado para casos de disfunção de ATM (Articulação Temporomandibular) e dor orofacial, sorriso gengival, quando a gengiva aparece em excesso no sorriso e o torna antiestético, entre outros.
Hoje, os consultórios estão modernos e sofisticados, com ambientes aconchegantes, confortáveis, projetados e decorados por arquitetos para acomodarem equipamentos de última geração, proporcionando segurança e precisão para a equipe de trabalho, que é interdisciplinar
Cuidar é saúde
Há estudos que apontam que 50% das endocardites bacterianas (infecção na válvula do coração) são causadas por infecções bucais, tanto que, atualmente, existem dentistas trabalhando na linha de frente de hospitais, conforme Resolução CFO-162/2015 do Conselho Federal de Odontologia, de novembro de 2015. Os propósitos são auxiliar no diagnóstico e tratar causas de lesões fisiológicas provocadas pela má manutenção dentária, diminuindo, muitas vezes, a ingestão de medicamentos e o tempo de internação.
Todo e qualquer procedimento de estética odontológica deve ser realizado em dentes sadios, limpos e sem cáries, por isso é fundamental consultas periódicas de seis em seis meses.
Sorria sempre! Visite seu dentista!
● Dentistas Carlos R. Sanches, formado pela Universidade São Francisco há 26 anos, e João Augusto Sant´Anna, graduado pela Unesp de Araraquara há 34 anos, ambos especialistas em implantodontia.