Hoje em dia o convívio entre as pessoas e os animais é cada vez mais íntimo, situação essa que é evidenciada pelo fato de os animais viverem dentro das casas, muitas vezes dormindo nas camas junto com seus tutores. Esse convívio acaba gerando uma exposição cada vez maior a substâncias e micro-organismos, (chamados de alérgenos) os quais em condições normais esses animais não seriam expostos com tanta frequência ou tanta intensidade. Esses alérgenos podem ser de origem alimentar, ácaros ambientais, mofos ou bolores, pólens, ectoparasitas, entre inúmeras outras substâncias potencialmente alergênicas.
As manifestações desse tipo de patologia são muito variadas, sendo que os sinais clínicos podem variar entre prurido (coceira), otites recorrentes, espirros, problemas oftalmológicos, diarreia, entre outros. Dentre esses, o prurido é a queixa mais frequente dos proprietários.
Para tentar diagnosticar essa condição o médico veterinário deverá submeter o animal a exame físico completo e a alguns exames complementares para descartar outras patologias. Em seguida, iniciar a investigação sobre qual tipo e causa de alergia daquele paciente.
Essa investigação pode ser através de exames laboratoriais e testes por exclusão, com a eliminação controlada de fatores potencialmente causadores de alergias.
Quando se fala em intolerância alimentar é necessário muito bom senso e comprometimento por parte dos tutores, pois os animais podem ter intolerância tanto às proteínas quanto aos carboidratos utilizados na alimentação. A única forma de descobrir essa condição é excluindo a substância suspeita por ao menos 40 dias e, em caso de pouca ou nenhuma melhora, novo teste deverá ser realizado.
O médico veterinário é único profissional capacitado a diagnosticar e tratar de maneira correta o seu animal de estimação. Portanto, é fundamental que os animais, apresentando os sinais clínicos descritos, sejam submetidos a uma consulta para a solução do problema.
Para mais informações agende uma consulta com o Dr. Rogério Moretti Fioroni, pelo telefone (14)3433-5656.
● Dr.Rogerio Moretti Fioroni – CRMV – SP 11.010