Um dos maiores problemas da população humana da atualidade é a obesidade. Seguindo no mesmo sentido, a população canina e felina vem apresentando, também, aumento nos casos. Grande parte do problema está relacionado às falhas de manejo nutricional, como alimentação não balanceada, petiscos em excesso e adição de outros alimentos junto à dieta prescrita pelo médico veterinário. Normalmente, esses fatores vêm acompanhados de baixo nível de atividade física e sedentarismo, o que favorecem o acúmulo de gordura no corpo.
Os alimentos industrializados para cães e gatos (rações) foram cuidadosamente balanceados e exaustivamente testados por profissionais habilitados, e o produto final é um alimento confiável que pode ser utilizado como única fonte de alimento do pet.
Uma característica desses produtos é que o alimento é muito concentrado , o que acaba gerando um volume ingerido bastante pequeno, e deixa a sensação de que o pet comeu pouco e estaria com fome.
Diante disso, o tutor acaba por adicionar outras fontes de alimento, como carne, pães, bolachas, biscoitos, frutas ou restos de comida caseira, o que torna o alimento desbalanceado, oferecendo assim uma alta carga calórica que o corpo do animal tende a acumular na forma de gordura, além de outras consequências, como deficiências de calcificação, pancreatite, sobrecargas articulares, problemas na coluna, entre outras.
Outro problema que tem sido encontrado frequentemente na clínica de cães e gatos é a utilização de alimentos caseiros, cujos tutores buscam receitas na internet, muitas delas sem nenhum embasamento científico e que acabam por gerar falhas graves no estado nutricional dos animais.
A melhor maneira de evitar esse tipo de complicação e garantir a boa nutrição com saúde e bem-estar para seu pet é buscando a orientação do médico veterinário. Somente este profissional pode garantir uma nutrição adequada para seu animal em cada fase de vida e mesmo no caso de patologias específicas.
Para mais informações agende uma consulta com o Dr. Rogério Moretti Fiorini, pelo telefone (14) 3433-5656.
● Dr.Rogerio Moretti Fioroni – CRMV – SP 11.010