A solução suíça para irrigar terras semiáridas que desafia a gravidade

Agricultores e produtores de vinho do século 15 na Suíça encontraram uma solução perigosamente criativa para irrigar suas terras montanhosas que está em uso ainda hoje.

Compartilhe:

Adjacente a uma parede rochosa, uma série de canais de madeira desgastados conduziu nosso grupo de caminhada por penhascos a uma altitude de 1.200 m.

Somente graças aos corrimões e às redes de segurança montadas fomos capazes de percorrer a trilha de 6 km de extensão — conhecida como Torrent Neuf.

Os agricultores e vinicultores do século 15 do Vale do Rhône que ousaram construir estes canais de irrigação suspensos não tinham nada além de uma pá, picareta e cordas gastas.

Foi um trabalho perigoso que custou vidas — mas salvou uma pequena região da Suíça da quase seca.

A Suíça pode ser chamada de “caixa d’água da Europa”, mas uma região no sudoeste do país, Valais, sofreu historicamente com uma aridez exacerbada pelo foehn, um vento notoriamente quente e seco encontrado aqui.

Fazendo fronteira com a Itália ao sul e a França a oeste, a região em forma de L se estende do poderoso Matterhorn ao Lago Genebra.

Leia a matéria completa em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/09/01/a-solucao-suica-para-irrigar-terras-semiaridas-que-desafia-a-gravidade.ghtml

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Noticias Relacionadas