Passear sempre é gostoso, e quando podemos levar nosso amiguinho de patas, fica mais legal ainda. Mas o que muitas pessoas acabam esquecendo, ou deixando em segundo plano, é que o transporte deles requer alguns cuidados específicos e deve ser bem programado.
O transporte de pets entre a casa do tutor e o petshop, seja para um atendimento clínico ou para um serviço estético, também deve ser feito sempre levando em consideração a segurança do bichinho, a do condutor e das pessoas que estão ao redor, sejam elas os demais passageiros do veículo ou transeuntes ou outros motoristas da rua.
Muitas pessoas acham estranho colocar os pets nas caixas de transporte, mas isso reduz o risco de lesões em caso de acidentes com o veículo, evita o risco de quedas do pet dentro do veículo e também elimina a possibilidade de o animalzinho atrapalhar o condutor durante a viagem. Uma alternativa para uso no carro da família é a utilização de cadeirinhas próprias para essa tarefa ou de cinto de segurança, onde o pet fica sobre o banco traseiro, preso ao cinto do carro.
Viagens aéreas ou de ônibus, por sua vez, seguem uma rígida legislação que envolve documentação específica para o pet, como a carteira de vacinação atualizada, autorização de viagem e atestado de saúde, emitidos pelo médico veterinário. Em alguns casos, também são exigidos o certificado zoosanitário internacional e exame sorológico contra raiva animal, que serão emitidos por laboratório credenciado e Ministério da Agricultura.
Independente de qual seja o destino final da sua viagem, seja a passeio ou mudança, curta ou longa, ou mesmo simplesmente para visitar o petshop ou o médico veterinário, o mais importante é sempre prezar pela segurança do pet escolhendo empresas que se importem com o bem-estar do animalzinho.
O Planeta Animal dispõe de transporte não emergencial climatizado para seu pet ir e vir com o conforto e segurança que merece!
● Dr.Rogerio Moretti Fioroni – CRMV – SP 11.010